domingo, 28 de fevereiro de 2010

HISTORIAL

     A Associação Recreativa Luz e Vida Gondomarense foi fundada a 20 de Julho de 1947 por 11 amigos que se uniram com esse mesmo objectivo. Passaram 21 anos, e só em 1968 é que esta associação é legalizada. A legalização do Luz e Vida tem como principal responsável Moisés Teixeira e ainda mais 14 nomes que foram os primeiros elementos da direcção (Henrique Teixeira, Carlos Ribeiro, João Oliveira, Damião Rocha, Manuel Patrício, David Fernandes, José Pinto, Augusto Silva, Joaquim Neves, Sabino Cardoso, Manuel Ferreira, Fernando Aleixo, Antero Silva e Serafim Neves).
     Passado 18 anos, mais propriamente em 1986, o Luz e Vida Gondomarense apareceu no desporto com o futebol. Esta foi a primeira actividade do clube, 39 anos depois da sua fundação. Nesta associação, o futebol durou 6 anos e durante esse tempo o Luz e Vida teve uma equipa de seniores no futebol amador e duas equipas de camadas jovens que eram dos escalões de infantis e iniciados e jogavam em campeonatos distritais.
     Em 1994, é eleito como presidente o Sr. Damião José Pinto Leitão, natural de Avintes (Vila Nova de Gaia) e nascido a 18 de Fevereiro de 1957. É em 1994 que o atletismo federado é formado e passa a ser a principal modalidade da Associação Recreativa Luz e Vida Gondomarense. Esta modalidade tornou-se, desde logo, um grande sucesso para a associação. Foi uma boa aposta para dar nome e prestígio ao clube que com o avançar dos anos nunca perdeu o sentido de conquista e formou vários campeões. O Luz e Vida arrecadou títulos nacionais, zona-norte e regionais, arrecadou títulos individuais e colectivos. Desde o início do atletismo, em 1994, até 2009 este clube obteve 467 títulos individuais e colectivos (45 nacionais, 108 zona-norte e 314 regionais). Além destes títulos mais importantes, o Luz e Vida dominou imensas provas de estrada sendo quase impossível contabilizar o número de vitórias e pódios tanto individuais como colectivos. Durante os 16 anos de atletismo, agora falando até 2010, muitos atletas se destacaram a nível nacional mas há nomes que sem dúvida nunca serão esquecidos pelos representantes e frequentadores desta associação recreativa. Bruno Moreira, Milton Silva, Andreia Santos, Diana Freitas, Ricardo Rocha e Sara Sousa são os atletas que mais brilharam a nível nacional. Para obter mais informações sobre os títulos conquistados por estes atletas basta visitar o nosso palmarés que se encontra online.
     Até ao ano de 2000, o clube teve uma equipa de futsal, no escalão de sub-15, que participou em vários torneios no concelho de Gondomar. Referência para dois desses torneios que a Associação Recreativa Luz e Vida Gondomarense conquistou em 1999: um disputado em Broalhos e outro em Rio Tinto.
     Hoje em dia, com 152 sócios, a Associação Recreativa Luz e Vida Gondomarense mantém, somente, o atletismo e com a mesma qualidade desde o início. Desde 1994 com o mesmo presidente e com o mesmo sucesso. Presidente esse que elege como melhor momento da sua presidência a ida da atleta Andreia Santos aos Campeonatos Europeu e Mundial de pista, disputados respectivamente em Edimburgo (Escócia) e Grosseto (Itália), e onde representou a Selecção Nacional no ano de 2004. Mas não esquece, também, o Campeonato Nacional de Corta-Mato conquistado em 1999 pelos juvenis masculinos.

1 comentário: