Passado 18 anos, mais propriamente em 1986, o Luz e Vida Gondomarense apareceu no desporto com o futebol. Esta foi a primeira actividade do clube, 39 anos depois da sua fundação. Nesta associação, o futebol durou 6 anos e durante esse tempo o Luz e Vida teve uma equipa de seniores no futebol amador e duas equipas de camadas jovens que eram dos escalões de infantis e iniciados e jogavam em campeonatos distritais.
Em 1994, é eleito como presidente o Sr. Damião José Pinto Leitão, natural de Avintes (Vila Nova de Gaia) e nascido a 18 de Fevereiro de 1957. É em 1994 que o atletismo federado é formado e passa a ser a principal modalidade da Associação Recreativa Luz e Vida Gondomarense. Esta modalidade tornou-se, desde logo, um grande sucesso para a associação. Foi uma boa aposta para dar nome e prestígio ao clube que com o avançar dos anos nunca perdeu o sentido de conquista e formou vários campeões. O Luz e Vida arrecadou títulos nacionais, zona-norte e regionais, arrecadou títulos individuais e colectivos. Desde o início do atletismo, em 1994, até 2009 este clube obteve 467 títulos individuais e colectivos (45 nacionais, 108 zona-norte e 314 regionais). Além destes títulos mais importantes, o Luz e Vida dominou imensas provas de estrada sendo quase impossível contabilizar o número de vitórias e pódios tanto individuais como colectivos. Durante os 16 anos de atletismo, agora falando até 2010, muitos atletas se destacaram a nível nacional mas há nomes que sem dúvida nunca serão esquecidos pelos representantes e frequentadores desta associação recreativa. Bruno Moreira, Milton Silva, Andreia Santos, Diana Freitas, Ricardo Rocha e Sara Sousa são os atletas que mais brilharam a nível nacional. Para obter mais informações sobre os títulos conquistados por estes atletas basta visitar o nosso palmarés que se encontra online.
Hoje em dia, com 152 sócios, a Associação Recreativa Luz e Vida Gondomarense mantém, somente, o atletismo e com a mesma qualidade desde o início. Desde 1994 com o mesmo presidente e com o mesmo sucesso. Presidente esse que elege como melhor momento da sua presidência a ida da atleta Andreia Santos aos Campeonatos Europeu e Mundial de pista, disputados respectivamente em Edimburgo (Escócia) e Grosseto (Itália), e onde representou a Selecção Nacional no ano de 2004. Mas não esquece, também, o Campeonato Nacional de Corta-Mato conquistado em 1999 pelos juvenis masculinos.